Total de visualizações de página

domingo, 22 de fevereiro de 2015

CULTO DE GLORIFICAÇÃO E AGRADECIMENTO - FORMATURA DA IRMÃ NAZARETH GACIA DOS SANTOS.



FORMANDOS CRISTIANO BRITO E MAZARETH GARCIA
Nome: Nazareth Garcia dos Santos Dias
Curso:Especialização(Pós Graduação) em Esportes e Atividades Físicas Inclusivas para Pessoas com Deficiência.
Formação:Graduada em Educação Física pelo Instituto Católico de Minas Gerais(ICMG) atual UNILESTE em 16 de julho de 1993.
Período: julho de 1988 a julho de 1984.O curso teve  duração de 4 anos mas conclui com 6 anos porque eu trabalhava aos sábados o dia todo e eu não podia fazer as matérias do sábado.
Pós Graduada em Educação Física Escolar pela Universidade Salgado de Oliveira-RJ em dezembro de 1995. Curso presencial  na cidade de Coronel Fabriciano um vez por mês,estudava sexta-feira á noite , sábado e domingo o dia todo.Período de um ano (13\08\1994 a 08\08\95.
                                             UM POUCO DE HISTÓRIA
Meu maior sonho era estudar na Universidade Federal,mas nunca pude,pois não tinha condições e nem ninguém para me manter lá. Com a política da Inclusão o governo começou a oferecer cursos gratuitos e a distancia  nas Universidades federais nesta area para aperfeiçoar e capacitar os profissionais da educação para saber como lidar com os alunos deficientes.
Como gosto muito da minha profissão e sempre procuro  fazer cursos para aperfeiçoar meu trabalho e sempre  tive alunos com dificuldades e não sabia se eles tinham dificuldades ou  algum tipo de deficiência que atrapalhava seu desenvolvimento,achei ótima a idéia.
Quando surgiu o primeiro curso de 120 hs(Dança em cadeiras de Rodas),sem acreditar muito fiz minha inscrição e fui selecionada.Curso foi realizado á distância  no periodo de setembro a dezembro de 2012.
Depois o MEC mandou um email para as escolas divulgando um curso de Aperfeiçoamento em Atividade Física para pessoas com Deficiência de 180hs fiz minha inscrição e fui selecionada ,o curso foi ministrado á distância no periodo de 01\10\2012 a 24\04\2013.
Conversando com meu amigo Douglas Vasconcelos (na época  coordenador da área de Educação Física na PMI) que gostaria de fazer um curso de especialização nesta area, ele me disse que a UFJF(Universidade Federal de Juiz de Fora)estava com as inscrições abertas. Fiz minha inscrição sem muita confiança,pois um curso de especialização á distância e de graça ,a concorrêcia seria muito grande,mas para minha surpresa fiquei no décimo quinto lugar(avaliação de títulos).Fiz o curso e hoje estou formada ,para Honra e Glória do Senhor
Período de realização do curso: Dezembro de 2012 a novembro de 2014.
Curso semi presencial: Fui em juiz de Fora na aula Inaugural em dez\2012 e voltei em Nov\2014 para a apresentação do TCC(trabalho de conclusão do curso).De dois em dois meses ia para o Polo de Timóteo para fazer aulas práticas,teóricas e avaliações.As atividades e algumas avaliações eram feitas on laine.
                                                                     EXPERIÊNCIAS
Muitas foram as experiências e livramentos durante todo o curso,as mais marcantes:
1-Ser selecionada para fazer o curso.
2-Toda vez que tinha aula presencial em Timóteo,a data chocava com alguma programação da escola e a UFJF não alterava o calendário de forma alguma,agente tinha que pegar declaração para apresentar na escola para não perder o dia.Um dia a data chocou com Encontro de Crianças,não tinha como pegar declaração,o que fazer… orar não é mesmo.Pedi ao grupo de assistência para orar (meu grupo reunia na quinta-feira),quando foi na outra quinta-feira de manhã recebi um Email da universidade dizendo que não era preciso ir ao polo de Timóteo,pois o professor não podia vir naquele sábado e nós iamos fazer só a avaliação onlaine as 9:00hs da manhã.Que bençao,resposta das orações dos irmãos.
3-A apresentação do TCC(Trabalho de Conclusão do Curso)era realizada da seguinte forma:
Primeiro eu apresentava para minha coordenadora:Vanderleia juntamente com meus colegas,depois tinha que apresentar na banca com os trêis professores coordenadores ,colegas e o professor da UFJF que avaliava e fazia as devidas correções para apresentação em Juiz de Fora. Meu trabalho foi sobre :ANÁLISE QUANTO AO NÚMERO, TIPOS DEFICIÊNCIA E OU TRANSTORNOS DE ALUNOS MATRICULADOS  NO AEE (ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO) DA REDE MUNICIPAL DE IPATINGA-MG.Tinha que falar o tipo deficiência,causa ,conseqüência e tratamento.No dia que fui apresentar para coordenadora não consegui lembrar de nada,ela marcou outro dia para apresentar e quem disse que me lembrei,não lembrei de nada e só faltava uma semana para apresentação.Sem contar que tive muita dificuldade para fazer o TCC,porque no dia da aula que foi ensinado como fazer,não pude comparecer porque o Pedro estava internado.Durante a realização do TCC ,várias vezes pensei em desistir,mas o Senhor me deu forças para continuar.Meu grupo de assistência reunia no sábado,pedi os irmãos para me ajudarem em oração.A benção veio,no dia da apresentação na banca eu me lembrei de tudo,quando estava apresentando parecia que o trabalho estava na minha frente,era como se eu estivesse lendo,só falei muito rápido como sempre,mas o professor elogiou muito.Glória Deus.
Observação: Fiz este curso para aperfeiçoar minha prática pedagógica e aprender a lidar com as pessoas com deficiência.No curso aprendi sobre:Aspectos Filosóficos e Sociologicos dos Fundamentos da Inclusão através da Educação Física,atividades físicas para pessoas com deficiência física,mental,auditiva,visual,Acessibilidade urbana,escolar e esportiva,atividades físicas escolares inclusivas,desenvolvimento humano comparado,conceito e princípios da Educação Especial e outros.

AGRADECIMENTOS:
Primeiro a Deus por esta oportunidade
-Meu filho  pela paciência comigo nos momentos difíceis,
-Meu marido pelo incentivo.
Minha família por reconhecer minhas ausências nas reuniões de familia,
Minha mãe que sempre esteve do meu lado.
Cida Amorim por tudo que fez por mim  durante o curso.
Cristiano e esposa que me ajudaram no TCC.
Mãe da Edilaine e Eliane que possou para fotos para atividades do módulo sobre deficiência visual.
Douglas Vasconcelos pela  indicação do curso,ajuda nas atividades durante o curso.
Pelas orações dos irmãos.






































 



































 

 









Nenhum comentário:

Postar um comentário